quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Conflito entre Casais: contornando-os, rumo ao bem-viver!

       Quanto mais velhas as alianças dos cônjuges, tanto maior a prova que o casamento foi um sucesso!

     1.Conflitos: o lar é um leito de amor, não um campo de guerra.

     Quando o relacionamento sentimental se desgasta os parceiros se distanciam, perdem a vontade para restabelecer a concórdia e dá-se o surgimento de um mal chamado conflito. E, com ele, enegrece o sol do amor, caem as sombras do desapego e a separação é uma questão de tempo.
     Quando os problemas domésticos transbordam pelas portas e vitrôs da casa, os olhares se evitam, esfriam os carinhos, a voz do silêncio finca raízes e a união entra em colapso. O resultado é a impaciência, a tensão, a oposição de um ao outro, e, por fim, o desamor. E qual o casal que pode sustentar uma união saudável com a ferida do conflito aberta, sem o bálsamo do amor?
     Há que depor as armas e acenar o lenço branco da paz. Os dois. Numa última tentativa para reavivar e restabelecer a união, elegendo-a como o mais importante de suas vidas. Jamais se deve conflagrar um conflito sem que, antes, todas as chances para reatar o amor sejam tentadas.
     O inter-relacionamento amistoso, o apoio sincero e incondicional, o dar e receber afável, com ternura e entrega, é o trunfo para derrotar o conflito e perpetuar, sã e salva, a existência do matrimônio!

>> 

     2.Conselhos: uma palavra paterna vale mais que um discurso anônimo!

     Problemas, dificuldades, são assuntos de foro íntimo do casal, o qual deve buscar soluções próprias e jamais aceitar que estranhos infiram opiniões e deem pitaco. Refugue, pois, vozes de fonte desconhecida que lhe oferte fórmulas mágicas para todos os males. Há gente imbuída de belos gestos, sim, mas certos conselhos não valem nem para quem os dá, e menos ainda para quem os recebe. Cuidado. Ouvir e aplicar orientações desse naipe pode induzir o casal ao erro, causando-lhe prejuízos e dissabores.
     Bons conselhos são o paterno!
 Esses conselhos os casais devem, uníssonos, ouvir com atenção, compenetrados, pois são lições sábias, fidedignas, lastreadas por longa experiência de vida. E devem praticá-los sem temor, receio, dúvida. São ensinamentos que vão aumentar acertos e alegrias, e reduzir erros e tristezas, afinal qual o pai que não quer o melhor para o seu filho?
     Casais que ouvem conselhos dos pais, e deles fazem um mapa para orientar-se nas etapas da vida, certamente serão casais que contornarão suas dificuldades, solucionarão seus problemas, e eternizarão suas vitórias!

      Inácio Dantas
     (do livro ® Segredos para uma união vencedora!”)

     Temas relacionados (Bom Relacto. a dois):

     Temas complementares (Sonetos):

     Temas afins (Pais Filhos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário