sábado, 13 de dezembro de 2014

Pai, mãe, filhos e o conflito das novas gerações


Conflito das "gerações"

O tempo voa... Nós, pais, avançamos na idade e ´nossa era´ fica uma página ´velha´ virada no livro do tempo... Nossos filhos ficam jovenzinhos e a ‘era deles’ evolui, página nova que esplandece e adquire vida própria...

O tempo, líquen precioso e irrecuperável da vida, escorre suavemente entre os dedos de nossas mãos, por mais que o apertemos e o seguremos firme... E assim pai, gerações vêm, gerações vão... O que fazer, senão nos amoldarmos a elas?
É só questão de tempo... Eles, nossos filhos, vão nos ultrapassar. Mas há algo que é intransponível: o bom diálogo. Então, se, de repente, o diálogo entre você e seu filho produzir frases do tipo ‘meu filho não me entende’ ou ainda, ‘meu pai não me entende’, é hora de você atualizar-se.
É inevitável, o tempo cria degraus entre pai e filho. Conselho: desça-os. Nivele-se no mesmo patamar. Entenda-o. Procure saber mais do universo que ele vive, enxergar as nuances do mundo pelos olhos dele... Fale a ‘linguagem’ que ele fala, capte os pensamentos que ele pensa, entenda as ideias que ele idealiza...  
Lembre-se, na sua juventude você também teve seus ídolos e viveu sua fase de ‘rebelde sem causa’ e até eventualmente conflitou com o seu pai. Use, então, essa experiência e falem como dois amigos, porque o silêncio é um péssimo inimigo. E mais. Ouça-o e assimile coisas boas que ele tem a dizer; fale e faça-o assimilar coisas boas que ele tem a ouvir. Por exemplo, projetos bem resolvidos, vivências positivas, momentos felizes. Aborde, também, os fracos e coisas negativas, fazendo-o ver que ninguém é feliz com o insucesso.
Conversem harmoniosamente e estejam, ‘ombro a ombro’, vivendo juntos a mesma geração: a geração do entendimento!

Inácio Dantas
do livro ebook "Ensinamentos de Pai para Filho"
adquira em: amazon.com.br goo.gl/JKgRzj


Nenhum comentário:

Postar um comentário