sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Casal honrado, unido pelo amor, quem os separará?


     Indagações oportunas:
   
     *Vê um casal que caminha abraçado, numa reta direção, e outro que caminha separado, numa obliqua direção? Pois, este, caminha perdido, rumo a um lugar qualquer; e, aquele, determinado, caminha rumo à prosperidade!

     *Um casal pródigo jogou, diariamente, moedas no fosso do desperdício? E outro, austero, jogou-as no fundo de uma gaveta? Pois ao procurá-las na necessidade, ao final da vida, o primeiro nada encontra, e o segundo encontra um tesouro!

     *Uma casa tem paredes, portas e telhado fortificados, quando é bem cuidada? Pois um casal, assim como a casa, mesmo ao envelhecer, estará fortificado se estiver bem cuidado pelo amor!
  
     *Há luz (amor) e calor humano (afeto) dentro do lar, seja uma choupana ou um palácio? Então essa família é feliz e tem a lâmpada de ouro (vida) iluminada pelo Criador!
  
     *Vê um casal a buscar um lugar no sol das realizações? Pois se ele não se preparar e se esforçar, outro virá preparado, se esforçará e tomará o lugar!

     *Sabe aquele casal que, já envelhecido, você olha para os cônjuges e diz: “um nasceu para o outro!”? Pois eles atravessaram os largos horizontes da convivência, chegaram ao ocaso da vida, e, como no alvorecer da juventude continuam de mãos dadas, olhares de ternura e sorriso feliz!

 >>
  
     Decência: respeitar o cônjuge, e as pessoas em geral, é um cartão de boas-vindas para circular na alta sociedade.

     Decência é uma qualidade que diferencia o homem comum do especial, que destaca-o entre centenas com sua postura ilibada e respeitosa. E quando duas pessoas decentes se unem formando um casal, certamente ocupará o topo da pirâmide e colunas sociais, ou, por mais simples que sejam, serão exaltadas como exemplo para os demais.
     Decência não é apenas uma lição livresca. Ela tem muito a ver com o berço, a boa criação, o ensinamento de valores éticos, morais e religiosos.
     Casais que comungam desse referencial, repilam o “eu primeiro”, o “tudo a qualquer preço”, e a insubordinação às regras e leis magnas da sociedade.
     Discípulos do decoro, da boa compostura, da honestidade, vão gerar filhos que serão criados no ventre da decência e do respeito aos pais. E, além de constituírem uma família melhor, estarão espalhando bons referenciais para outras famílias, como se espalham boas sementes em campo fértil. E assim, haverá o frutificar de ideais chancelados pela decência, material nobre para edificar pessoas e, com elas, uma nação melhor!

     Inácio Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário